Han Kang, escritora sul-coreana, ganha Prêmio Nobel de Literatura 2024

​​​​​​​Anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela Academia Sueca, em Estocolmo. Ela é a primeira sul-coreana a ser laureada com o Nobel de Literatura.

Han Kang, escritora sul-coreana, ganha Prêmio Nobel de Literatura 2024
​​​​​​​Han Kang — Foto: AP Photo/Lee Jin-man, File

Han Kang, escritora sul-coreana, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2024. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), pela Academia Sueca, em Estocolmo.

Segundo a academia, o prêmio foi concedido “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana". Ela é a primeira autora sul-coreana a ser laureada com o Nobel de Literatura.

Han Kang nasceu em 1970, na cidade sul-coreana de Gwangju, e vem de uma formação literária. Seu pai é o renomado romancista Han Seung-won. Junto à sua escrita, ela também se dedicou à arte e à música, o que se reflete em toda a sua produção literária.

A autora começou sua carreira em 1993, com uma série de poemas na revista "Literatura e Sociedade". Em 1995, ela estreou na prosa, com a coleção de contos "Amor de Yeosu".

Seu maior destaque internacional veio com o livro "A Vegetariana", de 2007. Escrito em três partes, o livro retrata as consequências violentas quando a protagonista se recusa a se submeter às normas de ingestão alimentar.

Durante o anúncio, o secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, disse que conseguiu falar com Kang ao telefone. “Ela estava tendo um dia comum, ao que parece – tinha acabado de jantar com o filho. Ela não estava realmente preparada para isso, mas começamos a discutir os preparativos para dezembro [quando a autora receberá o prêmio]".

Em 2023, o vencedor foi o norueguês Jon Fosse, considerado um dos dramaturgos mais atuados no mundo e que tem se tornado cada vez mais reconhecido por sua prosa. Ele escreve na versão menos comum das duas versões oficiais do norueguês, e disse que considerava o prêmio um reconhecimento desse idioma e do movimento que o promove.

Segundo a Academia, o prêmio foi concedido "por suas peças e prosa inovadoras que dão voz ao indizível".

2023: Jon Fosse (Noruega)

2022: Annie Ernaux (França)

2021: Abdulrazak Gurnah (Tanzânia)

2020: Louise Glück (Estados Unidos)

2019: Peter Handke (Áustria)

2018: Olga Tokarczuk (Polônia)

2017: Kazuo Ishiguro (Reino Unido)

2016: Bob Dylan (Estados Unidos)

2015: Svetlana Alexievich (Belarus)

2014: Patrick Modiano (França)

Nobel em 2024

Assim como foi feito em 2023, os vencedores dos Prêmios Nobel deste ano receberão 11 milhões de coroas suecas. Até três laureados podem receber o prêmio, informou a Fundação Nobel, que administra a premiação.

A láurea de medicina foi anunciada nesta segunda-feira (7). Victor Ambros e Gary Ruvkun levaram o prêmio pela descoberta dos microRNAs e seu papel "na regulação genética pós-transcricional", um processo fundamental para o desenvolvimento das células do nosso corpo.

O prêmio de Física foi anunciado na terça-feira (8). Os cientistas John Hopfield e Geoffrey Hinton levaram o Nobel por suas "descobertas e invenções fundamentais que permitem o aprendizado de máquina (machine learning, em inglês) com redes neurais artificiais".

Essas redes são essenciais para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA), permitindo que computadores realizem tarefas complexas de maneira similar ao cérebro humano.

Eles também levaram o prêmio por estudos voltados para o desenvolvimento de IA, desta vez por decifrar os segredos das proteínas (moléculas fundamentais para as nossas células e, consequentemente, para a vida) por meio da inteligência artificial (IA) e da computação.