PM terá 1,2 mil policiais por dia nas ruas do Sul Fluminense durante o Carnaval
Ações serão em conjunto com a Polícia Civil, Guardas Municipais e Secretarias de Segurança; objetivo é tolerância zero para desordem e o crime organizado

Sul Fluminense – A Polícia Militar usará todo seu efetivo para garantir a segurança dos foliões durante o carnaval nas 20 cidades cobertas pelo 5° CPA (Comando de Policiamento de Área). A informação foi dada pelo comandante do 5° CPA, coronel Ronaldo Martins, com exclusividade ao DIÁRIO DO VALE, nesta quarta-feira (26). Serão 1,2 mil policiais nas ruas garantindo o policiamento ostensivo entre sexta-feira (28) até terça-feira (4). Pela primeira vez na história, todo o efetivo, incluindo policiais dos setores administrativos, estará nas ruas ao lado de Policiais Civis, Guardas Municipais e agentes das Secretarias de Secretarias Municipais de Segurança e Ordem Pública. Somente a PM terá mais de 150 viaturas dando auxílio e apoio ao sistema de segurança implantado em cada cidade em parceria com as prefeituras, Polícia Civil e Guardas Municipais. Todo o planejamento do carnaval em todas cidades foi discutido com as prefeituras.
– Além das nossas câmeras corporais, usaremos diversas formas de policiamento que incluem comboios, força de choque, moto patrulha, drones e policiamento a pé. Além disso, iremos intensificar o uso das câmeras de inteligência artificial das prefeituras e identificar condenados e foragidos no meio da multidão. Os foliões podem vir tranquilos a região Sul Fluminense – explicou o coronel Ronaldo Martins.
O comandante ressaltou que todos os agentes usarão câmeras corporais e armamento não letal para controle de multidão. “É uma forma de garantir a segurança do cidadão e do policial. Fizemos um grande esforço para mobilizar e empregar todo nosso efetivo no carnaval. O cidadão irá perceber nossa presença de forma mais intensa”, disse o comandante, lembrando que o carnaval de 2024 foi tranquilo e sem ocorrências com grande repercussão. “Vamos trabalhar junto com as prefeituras para deixar o cidadão ainda mais tranquilo e curtir os dias de carnaval com segurança.
Maior atenção na Costa Verde
Apesar de um registrar uma queda nos indicadores de criminalidade, a região da Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba) terão uma atenção especial do comando da PM no Sul do Estado. O motivo é simples: a aumento da população flutuante durante esta época do ano. “A população praticamente dobra e isso preocupa, pois, as cidades da Costa Verde recebem turistas de São Paulo, Minas Gerais, do Rio, turistas estrangeiros e de toda a região Sul Fluminense. Todas as cidades serão policiadas, mas na Costa Verde as ações serão mais intensas”, explicou o coronel Ronaldo Martins.
O 5° CPA é responsável pela segurança de 20 cidades da região, protegidas por quatro batalhões: 10° (Barra do Piraí), 28° (Volta Redonda), 33° (Angra dos Reis), 37° (Resende), além da 2ª Cia. Independente da PM, localizada em Paraty.
Veja a cidade de atuação de cada batalhão
10° Batalhão – Barra do Piraí, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Valença, Rio das Flores, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e Piraí
28° Batalhão – Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro
33° Batalhão – Angra dos Reis e Mangaratiba
37° Batalhão – Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real
2ª Cia Independente de Paraty – Paraty
Dicas para curtir o carnaval de forma segura
– Se beber, não dirija
– Evite confusão e aglomerações
– Respeite a campanha Não é Não
– Coloque identificação em crianças
– Evite o excesso de álcool
– Nunca ande sozinho
– Evite locais isolados
– Não aceite bebidas de estranhos
– Compartilhe a localização
– Leve apenas o necessário
– Evite carregar bolsas no ombro
– Beba bastante água
– Não deixe o celular no bolso traseiro ou à mostra
Comentários do Facebook