Morre Salomão Esper

O radialista morreu neste domingo (16), aos 95 anos de idade, em São Paulo

Morre Salomão Esper
A causa da morte não foi divulgada

O rádio brasileiro perdeu um de seus maiores ícones neste domingo, 16 de março de 2025. Salomão Ésper, jornalista e radialista com mais de sete décadas de carreira, faleceu aos 95 anos em São Paulo. A informação foi confirmada pela Rádio Bandeirantes, onde trabalhou por décadas. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em 26 de outubro de 1929, em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, Salomão formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Iniciou sua trajetória no rádio em 1948, na Rádio Cruzeiro do Sul. Quatro anos depois, transferiu-se para a Rádio América, do Grupo Bandeirantes, onde também exerceu a função de superintendente.

Na Rádio Bandeirantes, destacou-se como apresentador do programa "Jornal Gente" a partir de 1978, ao lado de José Paulo de Andrade. Sua voz grave e domínio impecável da língua portuguesa tornaram-se marcas registradas. Além do rádio, Salomão atuou na televisão, sendo mestre de cerimônias na inauguração da TV Bandeirantes em 1967 e realizando a última entrevista de Elis Regina, em 1982, no programa "Jogo da Verdade" da TV Cultura.

A Rádio Bandeirantes prestou homenagem ao jornalista, ressaltando sua trajetória de amizades, ideias e alegria: "Após uma vida intensa, plantando amizades, defendendo ideias, evitando atalhos, construindo pontes e alegrando os espaços por onde passou, Salomão Ésper se despede, eternizando-se em nossa memória."

O Museu Brasileiro de Rádio e Televisão (MBRTV) também lamentou a perda, destacando a importância de Salomão para a história da radiodifusão e o privilégio de ter registrado seu último depoimento em 2024.