Golpe da CNH: Detrans alertam sobre ação de criminosos por SMS; saiba como se proteger

Mensagem diz que a carteira de habilitação está com suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, a pessoa deve acessar o link

Golpe da CNH: Detrans alertam sobre ação de criminosos por SMS; saiba como se proteger
Associação Nacional dos Detrans já registrou casos de em 18 estados e no Distrito Federal.

O publicitário de Vitória escapou do golpe, que começa com uma mensagem de texto por SMS, alertando que a carteira de habilitação está com a suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, a pessoa deve acessar o link.

A vítima é direcionada para um site falso da carteira digital de trânsito onde o acesso é feito por um link que leva a uma página, também falsa, do gov.br, do governo federal.

Ao digitar o CPF, até aparecem os dados verdadeiros da pessoa, como nome completo, data de nascimento e o nome da mãe, mas, na sequência, há um aviso falso de que a carteira está em processo de suspensão.

No fim da página, a vítima é orientada a prosseguir no site fraudulento para supostamente regularizar a habilitação. Depois, aparece o valor de uma taxa e outro link para gerar a falsa guia de pagamento.

Departamentos de trânsito de vários estados divulgaram comunicados em páginas oficiais e nas redes sociais alertando sobre esse tipo de golpe. A Associação Nacional dos Detrans já registrou casos de fraude em 18 estados e no Distrito Federal.

Os departamentos estaduais de trânsito não enviam nenhuma notificação por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens e também não fazem contato por telefone. A orientação, portanto, é ignorar esses avisos falsos que chegam no celular.

Silvia Calmon, especialista em segurança da informação e professora universitária, dá ainda mais uma dica: pesquisar se existe golpe novo na praça.