Deputados aprovam time do Nova Iguaçu como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio

Clube da Baixada Fluminense teve campanha histórica no Campeonato Carioca deste ano

Deputados aprovam time do Nova Iguaçu como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio
Elenco e comissão técnica do Nova Iguaçu fizeram história no Estadual de 2024 Divulgação / Nova Iguaçu

Rio - A excelente campanha do Nova Iguaçu no Carioca de 2024, que o levou ao vice-campeonato, foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Os deputados aprovaram o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro ao clube da Baixada Fluminense, em votação nesta terça-feira (5).

Agora, o projeto de lei, apresentado pelo deputado Carlinhos BNH (PP), segue para análise do governador Cláudio Castro (PL), responsável pela sanção ou pelo veto.

"O Nova Iguaçu é motivo de orgulho para toda a Baixada Fluminense. Há mais de 30 anos é agente de transformação na vida de jovens e adultos. Tornou-se uma escola de talentos e cidadãos. Essa homenagem é o reconhecimento ao excelente trabalho prestado para o esporte e, acima de tudo, para a sociedade de uma forma geral", declarou o deputado Carlinhos BNH, presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Alerj.

Apesar da derrota para o Flamengo na decisão, o saldo foi positivo para o Nova Iguaçu. A campanha foi histórica: além de se classificar no segundo lugar geral para as fases decisivas, eliminou o Vasco na semifinal.

Já na Série D do Campeonato Brasileiro, o clube carioca liderou o Grupo F e avançou ao mata-mata, mas foi eliminado pela Inter de Limeira nas oitavas de final, após perder por 1 a 0, em casa. 

O bom desempenho e a cor do uniforme renderam o apelido de Laranja Mecânica da Baixada – referência ao time da Holanda da Copa do Mundo de 1974.